Cristiane Macedo

Nascida em Curitiba, Cristiane é bacharel e licenciada pelo Curso Superior de Dança da Faculdade de Artes do Paraná (1998).

Iniciou seu aprendizado de dança com aulas de Jazz e Ballet Clássico. Seus estudos de Dança Flamenca  começam na Escola de La Morita y Santa Ana, onde permanece 1 ano e em seguida passa a fazer cursos com renomados maestros espanhóis: Esther Ponce, Antonio Reyes, La China, Rafaela Carrasco, La Tacha, Chiqui de Jerez, Manuel Liñan, Carmen La Talegona e La Truco, entre outros. Também fez cursos com professores brasileiros: Yara Castro, Luís Marinho, Pilar Gonzalez e Miriam Galeano (Paraguay/Brasil).  

Através da UFPR, onde se formou em Nutrição, em 1995 é selecionada e participa do Intercâmbio Estudantil no Programa Intercampus do “Instituto de Cooperación Iberoamericana de la Universidad de Murcia” – Espanha.

Desde 1995 trabalha como professora e coreógrafa de dança flamenca em diversas escolas – entre elas no Sesc Centro de 1999 a 2009 - e atua como bailarina convidada nos principais grupos flamencos de Curitiba, em espetáculos em diversas cidades brasileiras e no Uruguay (Punta del Este – Hotel Cassino Conrad). Participou tocando castanholas na gravação do CD Piraquara (1998), de Hilton Barcellos, e de vídeo didático de Língua Espanhola do IESDE BRASIL (2008).

De 2002 a 2005 integrou a Cia. Lucero de Triana.

Em 2004 criou o Estudio Aire Flamenco, escola de dança flamenca, e em 2007 formou seu grupo profissional – a Compañía Aire Flamenco – no qual atua como diretora, coreógrafa e bailarina.

Em maio de 2011, Cristiane volta à Espanha para fazer cursos no Centro de Arte Flamenca Amor de Diós (La Truco, Olga Pericet, Inmaculada Ortega, Antonio Reyes) e visitar três alunas por ela formadas – ex-integrantes da Cia. – que estão se aperfeiçoando e atuando como bailaoras naquele país: Gladis Lee, Bruna Mayara e Tatiana Coelho.

Joe Caetano

Foto: Andréia Costa e Letícia Volpi
Foto: Andréia Costa e Letícia Volpi

Nascido em São João do Ivaí (PR)Everson vive em Curitiba desde 1989. É formado em Letras Português/Inglês pela PUC-PR, trabalhou como professor de Língua Portuguesa e Literatura entre 2008 e 2009 em escolas públicas e particulares e hoje exerce a função de revisor editorial na Editora Dom Bosco.

Iniciou os estudos de dança flamenca sob orientação de Aline Jambay  SESC Centro  em 1996 e, a partir de 2005, passou a estudar no Estudio Aire Flamenco, com Cristiane Macedo. Em 2008 passou a integrar a Compañía Aire Flamenco e a dar aulas na escola homônima.

Fez cursos com Fito de Ávila (Uruguai), Miriam Galeano (Paraguai), Dirnei Duarte (Curitiba/Hamburg), Carmen La Talegona (Espanha) e José Maya (Espanha). Além desses, teve aulas com Pol Vaquero, no Centro Flamenco Amor de Diós, em Madrid, e Mercedez Ruiz, em Jerez de La Frontera.

Atualmente trabalha como professor, bailaor, coreógrafo e assistente de direção nos espetáculos da escola e companhia Aire Flamenco, e ministra aulas particulares de flamenco no espaço A Fábrika, em Curitiba.

Atuações:

  • Tacones (Estudio Aire Flamenco) – 18 e 19 de junho de 2009 – Auditório Salvador Ferrante (Guairinha).
  • Sol y Luna (Estudio Aire Flamenco– 14 novembro de 2009 – Auditório Salvador Ferrante (Guairinha)
  • Alma Flamenca (Estudio Aire Flamenco– 10 de novembro de 2010 – Teatro Regina Vogue.
  • Arte Flamenca (Estudio Aire Flamenco– 04 de agosto de 2011 – Auditório Salvador Ferrante (Guairinha).
  • Noche de Aire (Estudio Aire Flamenco– 27 de novembro de 2011 – Auditório Salvador Ferrante (Guairinha).
  • Noche de Aire (Estudio Aire Flamenco) – 05 de maio de 2012 – Teatro HSBC.
  • Mostra Paranaense de Dança 2010 e 2011, tendo sido selecionado, com outros bailarinos da Cia. Aire Flamenco, para a Mostra Final no Auditório Salvador Ferrante.
  • Um Olhar para Oriente — espetáculo realizado em outubro de 2011, no Teatro Municipal de Campina Grande do Sul, no qual atuou como bailarino convidado.
  • Los Pájaros Muertos — Abertura oficial do Festival de Curitiba 2012. A peça foi produzida pela Cia. La Veronal (Barcelona) em homenagem a Pablo Picasso.

 

 

Demetrio Sanchez

De família espanhola, Demetrio Sanchez nasceu em 10 de outubro de 1990 em Apucarana – PR. Biomédico (UniBrasil), formado em Música Clássica e História da Arte pela professora Silvana Pryzchds (Londrina) bailarino de dança de salão e dança flamenca.

Inicia aulas de Dança de Salão aos 12 anos, na Academia Pavilova (Apucarana). Faz cursos com Carlinhos de Jesus e de Tango em Buenos Aires (2008).  Em 2010 dá aulas no Espaço Cultural Ana Paula Favareto e Estudio de Dança Almir Lima, entre outros.

De 2005 a 2006 dança na Cia. Jimmy de Oliveira de Samba e, a partir de 2009, do Grupo Zoukeando, em Curitiba.

Em 2008 começa seus estudos de Flamenco com Gladis Lee, Bruna Mayara e Cristiane Macedo, como bolsista no Estudio Aire Flamenco, e faz cursos com Fito de Ávila (Uruguai), Dirnei Duarte (Curitiba) e com o espanhol David Gadea (workshop de cajón, em 2010). Passa a integrar a Compañía Aire Flamenco em 2010 e no ano seguinte a fazer parte do quadro de professores do Estudio.

Atua como bailarino convidado no espetáculo “José Brasileiro” - Grupo Querência -, durante o Festival Paranaense de Etnias 2010.

Em novembro de 2013 é selecionado pela Costa Crociere, atuando então como instrutor de dança e bailarino em cruzeiros pela Ásia e Europa. Em 2019 faz parte da temporada do musical Zorro - Nasce uma lenda, em São Paulo.

 

Kelly Gonzalez

Kelly Gonzalez passou a fazer parte do quadro de professores do Aire em agosto de 2019.