O Flamenco

Flamenco Patrimonio Inmaterial de la Humanidad
Flamenco Patrimonio Inmaterial de la Humanidad

O flamenco é uma expressão artística resultante da fusão da música vocal, a arte da dança e o acompanhamento musical, denominados respectivamente cante, baile e toque. O berço do flamenco é a região da Andalucía, situada ao sul da Espanha, ainda que também tenha raízes em outras regiões como Murcia e Extremadura. (Fonte: http://www.unesco.org).

A arte flamenca é reflexo da herança multicultural espanhola, já que seus cantes e bailes denotam influências dos árabes, berberes, judeus sefarditas e ciganos. É tradicionalmente associado com o povo cigano, por ser este seu principal difusor e intérprete, inicialmente. As primeiras manifestações conhecidas do flamenco são do final do século XVIII.

Desde os anos 1920, o flamenco ultrapassou as fronteiras geográficas de seu local de origem, sendo aos poucos representado também por artistas de outras regiões da Espanha e de outros países. Atualmente existem escolas, grupos profissionais, artistas e festivais de flamenco pelo mundo todo, e o Brasil não é exceção.

Em novembro de 2010 o Flamenco foi declarado pela UNESCO “Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade”, fato que impulsionou ainda mais a difusão desta arte.